A ReBraCH reúne profissionais de saúde de diversas áreas de atuação comprometidos com as melhores práticas nos campos de pesquisa, diagnóstico e promoção de saúde para pacientes e famílias portadores de predisposição hereditária ao câncer no Brasil.
Promover, desenvolver e incentivar o desenvolvimento de ações de acesso, ensino, assistência e pesquisa em câncer hereditário.
Fomentar e promover de maneira multidisciplinar, multi-institucional ou sob quaisquer outras formas o conhecimento das síndromes de predisposição hereditária ao câncer, em todos os seus aspectos.
Aplicar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.
A Rede Brasileira de Câncer Hereditário (ReBraCH) foi criada em 2008 por um grupo de pesquisadores. Inicialmente ficou sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e em 2014 a coordenação foi transferida para um dos centros participantes, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi nesta instituição que foi desenvolvida a logomarca da ReBraCH.
Nos primeiros anos, denominava-se Rede Nacional de Câncer Familial. Suas atividades eram essencialmente no âmbito da pesquisa, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por projeto aprovado (No. 408853/2006-9), atendendo ao Edital no 021/2006, MCT/CNPq/MS. Ao longo do tempo, sua atuação ampliou-se para outras frentes além da pesquisa, como educação continuada, formação e atualização profissional e políticas de saúde.
Em seu pilar científico, a ReBraCH promove regularmente cursos de atualização em Oncogenética para médicos, programas de treinamento em Oncogenética, além de cursos de treinamento intensivo em boas práticas de análise molecular. Em 2009, publicou o Manual Operacional de Câncer Familial (acesse aqui). Em linha com a preocupação e o compromisso com a qualidade da assistência, em 2018, juntamente com a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e ainda com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apresentou a proposta de criação da área de atuação Oncogenética. A proposta foi aprovada pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) – em 2022 ainda aguarda o parecer da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
No pilar de políticas de saúde, a ReBraCH desempenhou um papel essencial na incorporação da cobertura dos testes genéticos no Sistema Brasileiro de Saúde Suplementar. Colaborou com a Proposta de Diretrizes de Utilização para Cobertura de Procedimentos na Saúde na Resolução Normativa – RN Número 387, de 28 de outubro de 2015 e também na Resolução Normativa – RN Nº 428, de 7 de novembro de 2017 do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Diante da importância crescente da Oncogenética e visando promover a coordenação eficiente dos esforços nacionais de acesso, educação e pesquisa em câncer hereditário, em 24 de novembro de 2020 os membros da ReBraCH reuniram-se em plataforma virtual em Assembleia Geral para criação jurídica oficial desta Associação Civil sem fins lucrativos para constituição, eleição e posse da primeira Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Científico, e ainda para discussão e aprovação do Estatuto da associação. Em meio aos desafios do isolamento social da pandemia de SARS-CoV-2/COVID-19, os documentos oficiais – Ata da AGE e Estatuto – circularam por correio para coleta das assinaturas de todos os membros da diretoria.
Em 03 de agosto de 2022, a ReBraCH recebeu a aprovação pela Instrução Normativa RFB no. 1.863 de 27 de dezembro de 2018 da sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da República Federativa do Brasil.
Ana Carolina Leite Vieira Costa Gifoni
Rodrigo Santa Cruz Guindalini
Maria Isabel Alves de Souza Waddington Achatz
Miguel Angelo Martins Moreira
Patrícia Ashton-Prolla
Victor Evangelista de Faria Ferraz
Edenir Inêz Palmero
Diogo Cordeiro de Queiroz Soares
Dirce Maria Carraro
Ivana Lucia de Oliveira Nascimento
Ândrea Kely Ribeiro dos Santos
Renata Lazari Sandoval
José Cláudio Casali da Rocha
Fernanda Teresa de Lima
Fernando Regla Vargas
Bernando Garicochea
Ana Carolina Ribeiro Chaves de Gouvea
Benedito Mauro Rossi
Jéssica Santana
Rubens Romeiro
Francisco Dias de Paiva Filho
Obo Studio
A Assembleia Geral Ordinária da ReBraCH acontece uma vez por ano com a finalidade de aprovar a prestação de contas e as demonstrações contábeis da Diretoria Executiva.
Extraordinariamente, a Assembleia Geral poderá ser convocada para deliberação sobre qualquer assunto de competência da ReBraCH.
A convocação das reuniões ordinárias ou extraordinárias será amplamente divulgada e aqui disponibilizada com antecedência mínima de oito (8) dias. Os associados quites com suas obrigações têm o direito de participar Assembleias Gerais da ReBraCH e suas opiniões sobre as matérias em debate serão sempre bem-vindas.
Convocação – Assembleia Geral Ordinária
24 de novembro de 2022
19:00h em primeira convocação (maioria dos associados e integrantes do Conselho Fiscal)
19:30h em segunda convocação (qualquer número)
© 2022 DIREITOS RESERVADOS | REBRACH