ReBraCH - Últimas notícias-02

Novembro Azul

 

O Novembro Azul é a campanha mundial de conscientização do câncer de próstata, o tumor maligno mais frequente no sexo masculino em todo o mundo e responsável por cerca de 65.840 novos casos de câncer no Brasil em 2020 (www.inca.gov.br/estimativa/estado-capital/brasil). A ReBraCH aproveita o calendário para lembrar que aproximadamente 15% dos pacientes com câncer de próstata, especialmente no cenário metastático, têm predisposição hereditária ao câncer. 

Variantes germinativas patogênicas em múltiplos genes estão relacionadas ao câncer de próstata, incluindo BRCA1, BRCA2, HOXB13 e os genes da Síndrome de Lynch (MLH1, MSH2, MSH6, PMS2, EPCAM).

Diretrizes internacionais recomendam aconselhamento genético e teste molecular para pacientes com critérios como:

  • Câncer de próstata metastático;
  • Câncer de próstata de risco alto ou muito alto;
  • História familiar de câncer de próstata, ou de câncer de mama em idade ≤50 anos, ou de câncer de mama triplo negativo em qualquer idade, ou de câncer de mama no sexo masculino, ou de câncer de ovário em qualquer idade, ou de pâncreas em qualquer idade.

O reconhecimento de pacientes com câncer de próstata hereditário possibilita uma escolha terapêutica mais adequada dentro da era da medicina de precisão. O rastreamento do câncer de próstata também é influenciado pelo teste genético: as recomendações em geral incluem a avaliação com PSA a partir dos 40 anos ou 10 anos antes do caso mais precoce de câncer de próstata na família. O diagnóstico da predisposição hereditária possibilita ainda o manejo do risco dos outros tumores associados à síndrome identificada. Os protocolos adotados podem permitir a detecção precoce e até a prevenção do câncer.

Procure seu médico. Realize sua avaliação oncogenética.