© 2022 DIREITOS RESERVADOS | REBRACH
O Aconselhamento Genético dedicado ao câncer é uma atividade desenvolvida por profissionais que atuam na Oncogenética, treinados na avaliação clínica das síndromes de predisposição hereditária ao câncer, nos princípios e práticas do teste genético e nas implicações do resultado da avaliação molecular para o paciente e seus familiares.
O Aconselhamento Genético é dividido em duas etapas:
Desta forma, o Aconselhamento Genético maximiza os benefícios da investigação molecular, minimiza seus riscos e inclui na zona de cuidado não apenas o paciente oncológico mas também os familiares com alto risco de desenvolver câncer.
O grande desafio em todo o mundo, inclusive no Brasil, é o acesso. Em nosso país, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não contempla nem Aconselhamento Genético nem teste molecular fora de protocolos de pesquisa clínica. Na Saúde Suplementar Brasileira, onde os testes genéticos já foram incorporados, a dificuldade é principalmente no acesso ao próprio Aconselhamento Genético. Além da distribuição geográfica heterogênea dos centros de assistência, há uma desproporção progressiva entre indivíduos com critérios para avaliação molecular e a disponibilidade de profissionais adequadamente treinados na área. A ReBraCH, em seus objetivos institucionais de educação e políticas de saúde, fará todo esforço para contribuir com a equidade no acesso à Oncogenética na população brasileira.
© 2022 DIREITOS RESERVADOS | REBRACH